quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A ÁGUA, FONTE DE VIDA





 Eu quero agora um minuto de sua atenção para um assunto que vem sendo a grande preocupação atual no mundo:  a escassez da água, esse líquido precioso para vida. Aí  eu lhe pergunto, conseguirias passar quanto tempo   sem consumi-la? Certamente   sua resposta é igual a de todos nós, pois água é uma das substância mais essenciais  à vida. Sabemos  que é impossível viver sem ela, pois o ser humano e assim como as outras formas de vida, pelo menos as que conhecemos, não aguentariam  sem ela e em pouco tempo  morreriam. Para compreendermos melhor e tomarmos mais consciência do que está acontecendo a esse respeito,  vamos falar um pouco de como ela surgiu. As teorias revelam que ela surgiu com a formação do sistema solar, pois a  Terra  passou por várias etapas durante sua formação. No  início havia muita atividade vulcânica expelindo vapor de água que  depois, com as transformações de resfriamento e aquecimento veio a se condensar e retornar à superfície na forma de precipitações (chuva) com isso a água foi sendo depositada nas partes mais baixa do relevo terrestre formando assim os oceanos, e mais tarde tudo se estabilizou-se, conforme as temperaturas dos ambientes,  em três estados   líquido, sólido e gasoso  como estudamos desde o ensino fundamental. A existência da água nesses três estados e a constante passagem de certo volume dela de um estado para outro constitui o ciclo da água (parte do que está líquido na superfície evapora- passagem para o estado gasoso-, formando nuvens que se condensa – passagem para o estado líquido -, retornando à superfície na forma de chuva ou  granizo e neve - estado sólido).  De acordo com os estudiosos esse ciclo não pode ser alterado, se isso acontecer teremos grandes problemas.
Essa  obra da natureza foi essencial para sobrevivência das várias espécies,  desde  do ser humano às plantas e animas existentes no nosso planeta. Como você já deve saber  a superfície terrestre  possui cerca de 70% de sua superfície coberta por de águas  de oceanos e mares, ou seja, águas salgadas, impróprias para o consumo.  Do total de água no planeta, algo em torno de 97,5%  dela  é salgada (oceânica e marítima), sendo apenas uns 2,5% de água doce. Essa porcentagem parece um pouco  baixa,  mas isso é suficiente para abastecer a população mundial. O problema é que as atividades humanas estão interferindo neste ciclo, pois esto está diretamente ligado às condições climáticas.  Com o aquecimento global, vários ambientes se desequilibram e com isso aumentam os fenômenos catastróficos como enchentes, secas, furacões, tornados. As atividades humanas têm provocado também a contaminação de rios e lagos e outros ambientes aquáticos o que faz com que diminua a parcela de água disponível para o consumo.

A água é também utilizada para geração de energia elétrica, outro elemento essencial da sociedade moderna. Para gerar energia elétrica a partir de hidrelétricas  são   construídas represas para servirem ao funcionamento dessas usinas geradoras de energia elétrica  e a partir da força da correnteza das águas   ( aproveitando-se de um desnível de um rio) por exemplo, faz-se com que ela passe por tubulações (em que livre) com força suficientes para movimentar as turbinas de um gerador de energia elétrica. Então principalmente no Brasil, onde a principal matriz energética de a hidráulica, consumindo-se energia indiretamente se está consumindo água também. 

O que estou querendo mostrar é que  passar dos anos a humanidade desenvolveu um sistemas ou modos de vida que são eficientes por um lado e deficientes por outro. Ao atingirmos nossos objetivos usando tecnologias que nos fornece conforto, comodidade, produção em larga escala, ao mesmo tempo em que conseguimos esses resultados produzimos também, na outra ponta,  um efeito colateral no ambiente, que ameaça a todos nós. Felizmente começamos a ver o mal que estamos causando a nós mesmos e aos outros seres vivos, mas a ganancia e sede de poder parece ser mais forte e as mudanças tão necessárias vem ocorrendo muito lentamente. Na busca cega pelo lucro  pessoas continuam promovendo  o desmatamento indiscriminado, assim como as  queimadas que contribuem  para o aquecimento global e  leva a vários fenômenos desastrosos que, como já vimos, estão  ocorrendo no Brasil e no mundo.  Mesmo sofrendo os efeitos disso as pessoas ainda mantém práticas diárias que agravam a situação, tais como, desperdício de água e energia elétrica, consumo exagerado de produtos nocivos ao ambiente, falta de cuidados com o lixo etc. Não   demore no banho, nem lave carro e calçadas com mangueiras, feche a torneira quando estiver escovando os dentes,  conserte vazamentos  quando surgir e não deixe a torneira pingando.  Tomando esses cuidados  já  estaremos contribuindo bastante  para economizar água, vamos tomar  a decisão  de cuidar do nosso planeta  agora, antes que seja tarde demais para isso.
                                     






Nenhum comentário:

Postar um comentário