segunda-feira, 29 de julho de 2013

Atualidades - O Brasil dos grandes eventos e o Brasil dos descasos

O Brasil já foi palco acontecimentos importantes eventos internacionais, Eco - 92, Rio +20 Jogos Pan-americanos, Jornada Mundial da Juventude, Copa da Confederações etc. e está previsto a Copa do Mudo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Isso  é importante  para  o país do ponto de vista  cultural, político e econômico,  no entanto, esses momentos podem representar aspectos positivos e negativos.
Devido ao seu crescimento através dos anos o Brasil ganhou destaque internacional e prestígio que o fez bem visto internacionalmente e  indicado para  sediar esses grandes eventos o que não deixa de ser um crédito recebido. No entanto, em meio a tudo isso, a população se organiza para realizar grandes protestos que chamam atenção da mídia internacional. Por que então isto está acontecendo?
A copa do mundo, um dos acontecimentos mais marcantes para a população em todos os lugares, pois o futebol e uma paixão nacional e internacional também, capaz de  encantar.  Mas faz-se urgente grandes mudanças nas estruturas do país. Enquanto grandes investimentos são realizados para atingir o “padrão-FIFA”,  não  se pensa  em investir em educação e saúde  para melhorar a vida dos brasileiros.  O futebol é a paixão nacional e o povo brasileiro é um povo acolhedor, caloroso e está orgulhoso de sediar a copa, mas é também um povo sofrido, sem acesso a bons serviços públicos e a cidadania, é um povo cansado dos abusos que vem sofrendo por parte das autoridades. Isso nos coloca também na mídia mundial, assim como a capacidade que estamos desenvolvendo de formular uma visão crítica da nossa situação, de articulação política para mobilização e de expressar o nosso sentimento para o mundo. Talvez até mesmo estes grandes eventos que o Brasil vem sediando, tenham ajudado a despertar essa consciência. Pois se somos capazes de atingir um “padrão-FIFA” para sediar a Copa do Mundo, como justificar a precariedade de nossos hospitais públicos e escolas, muitas com seus tetos quebrados, falta de equipamentos básicos e, sem se quer condições de mínima higiene?
 Por último, o Brasil está novamente na mídia mundial. A Jornada Mundial da Juventude, também realizada no Rio de Janeiro,  conta com jovens de todas as partes do mundo e com a presença do líder maior da Igreja, O PAPA FRANCISCO. Para os católicos é o maior "Guia" espiritual, que vem para trazer uma mensagem de amor e paz.  O Papa é o sucessor de São Pedro e todos querem ficar perto dele, mas ele se apresenta de forma humilde e fraterna, trazendo uma mensagem de esperança para os jovens e também de confiança neles. Mesmo com tanto assédio, ele tenta se aproximar dos mais humildes, escolhe uma comunidade carente para visitar, quer acolher e ser acolhido no lar de uma família humilde, nem que seja por um instante só, durante a visita à comunidade. Apesar  de toda pompa, ele lembra, usando as palavras dos apóstolos, que não traz consigo nem prata nem ouro, mas, Jesus Cristo. Fala contra as injustiças, a sede de poder que é a origem de todos os males sociais deste mundo, mas passado esse momento de apoteose, o que fica de fato?
Descontemos os milhares de jovens, que acredito que de fato renovarão sua fé e isso influenciará em sua vida daqui para frente, de resto, teremos que continuar sonhando e lutando por um país mais justo. Sofrendo e querendo mudar essas situações incômodas. Haveremos de nos envergonhar e de nos orgulhar muito ainda com o nosso país. A paz, a esperança, a justiça, o amor, o progresso, a liberdade não nos são dados gratuitamente, são construídos por nós mesmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário