segunda-feira, 29 de julho de 2013

A VIOLÊNCIA ESCOLAR

Quem convive no ambiente escolar sabe, a convivência não é das mais tranquilas. Às vezes está tudo aparentemente sob controle e de repente estou uma confusão, uma agressão, física ou verbal, envolvendo duas pessoas ou mais. Em alguns casos o motivo que gerou o conflito é banal em outros casos não. O fato é que a falta de maturidade e o estresse do ambiente juntamente com certo número de pessoas disputando o espaço leva a este estado de ânimo. Até certo ponto, tudo isso é compreensível, o problema é que em muitos lugares a situação já saiu do controle, já atingiu um nível que se considera anormal, já se tornou banal o tratamento grosseiro, as ameaças, a intolerância, a falta de respeito para com o outro. Até mesmo os professores já não se sentem tão seguros num ambiente que dentro da normalidade teriam sua autoridade legitimada por todos.

 Realmente é muito grave que a violência numa instituição que tem como fim ensinar os nossos filhos o conhecimento, a convivência pacífica, os direitos e deveres de um indivíduo, a construção de um projeto de futuro de forma saudável, a escola, tenha virado campo de guerra, onde muitos sofrem bulling  e outros se sentem  agredidos física e moralmente, chegando em casa com necessidade de um alento, contando coisas que aconteceram no seu dia-a-dia escolar, com raiva e indignação, querendo vingar-se. Muitos de nós pais, mergulhados em nossos próprios problemas da vida adulta,  em vez de acalmar e dar conselhos, mostrar que a violência só gera mais violência, podemos perder essa boa oportunidade de criar uma cultura de paz. É essa cultura de paz, sobretudo no lar, que pode gerar pessoas melhores, capazes de conviver com mais tolerância, de respeitar as diferenças, de compreender o próximo. É se sentido compreendido e acolhido, primeiro por seus pais e familiares em casa, depois na escola, que a criança ou o jovem a prenderá a desenvolver tal conduta. Acredito que precisamos investir nas novas gerações, ficar atentos ao que está se passando com ela, cuidar enquanto é tempo. Se não for assim, aonde vamos parar? Vamos deixar que nossos filhos se percam para mundo das drogas ou das influências negativas de possíveis, que se desesperem, que percam a confiança em nós (pais e educadores) para tentarmos recuperá-los depois de já estarem  perdidos no meio do caminho?
A escola deixou de ser, se é que já foi, um ambiente de diálogo, de entendimento. Com certeza não é um lugar agradável, principalmente a sala de aula. Há muita pressão, imposição e pouco estímulo para uma fase em que as pessoas, crianças e adolescentes, são muito inquietas o que faz com que se sintam coagidas, limitadas pelos sistemas de ensino. Estes amentam a pressão preocupados em atingir metas, índices comparativos com os pares, passar para população uma ideia de eficiência e esquecem que estão tratando com seres humanos e seres humanos em formação. Por esquecerem-se de suas reais necessidades é que eles se sentem pouco ouvidos, pouco valorizados pelas escolas e reagem também com indiferença ou depreciação da instituição o que se torna agressivo para com os profissionais da área, sobretudo os professores, então vira um círculo vicioso que precisa ser quebrado urgentemente. Cada pessoa envolvida nesse processo precisa pensar em alguma forma de sair de círculo vicioso. Sei que não é fácil, se fosse, já teríamos conseguido, o que não podemos é  desistir, abandonar a luta, nos darmos por vencidos.

Sei que a violência é difícil de erradicar, mas, se todos nós nos juntarmos com essa meta, se cada um fizer sua parte em prol dessa causa, com diálogo e bons exemplos, poderemos pensar em um  futuro bem mais pacífico.  Isso pode ser possível, acredite!



Pai, o nosso melhor amigo

O dia dos pais esta chegando e muitos de nós não o temos mais entre nós, uns porque Deus já o levou e outros não tiveram a oportunidade de conhecê-lo, mas há algumas pessoas que por um motivo ou outro não tem pai e, por isso, nessa data, ficam frustrados por não ter ninguém para homenagear.  Eu quero dizer a essas pessoas que não fiquem tristes, frustradas, ou desoladas, pois, deve ter havido alguém que esteve sempre ao seu lado quando você mais  precisou, nas horas mais difíceis da sua vida. Sei que essa pessoa também estive nos momentos felizes, de comemoração, celebrando algo de importante que tenha acontecido na sua vida. Pode ser seu avô, seu tio, seu primo, o importante é que realmente estive ao seu lado, lhe dando amor, carinho,  afeto, uma palavra amiga, um ombro para você chorar  suas mágoas e tristezas.  Esse sim foi seu pai, por isso, faça uma homenagem a essa pessoa nesse dia para demostrar o quanto você é grato a ela.  Pode ser com palavras, presentes, uma visita. Do seu jeito diga o quanto o ama e o quanto a presença dele é importante na sua vida e siga em frente, esperando sempre o melhor que a vida pode lhe oferecer.  Pare e pense que muitos não tiveram a mesma sorte que você, muitos estão nas ruas sem contar com o apoio de um pai, a mercê da própria sorte,  tendo que fazer de tudo para sobreviver,  esperando, às vezes, por um dia em que ele venha, por um milagre, tirá-los daquela vida miserável em que vivem. Ânimo, pois, nós temos um pai criador lá no céu, olhando por cada um de nós, se Ele foi um pai que criou o mundo perfeito para nós e nos criou, com e por amor, se ele fez e faz tudo perfeito e está sempre pronto a nos ajudar, então,  Ele estará comigo e com você  sempre que precisarmos. Confie no amor de Deus e faça o bem, ande sempre no bom caminho e  assim a vida será mais fácil para você. Se já és pai ou pretende ser, faça de tudo por seu filho dando a ele amor carinho, mas sempre ensinando a trilhar o caminho do bem e lutar pelos sonhos com honestidade, fazendo com que ele saiba que você vai estar lá para apoiá-lo sempre que ele precisar. Nunca diga a seu filho que não tem tempo para ele, que está sempre ocupado, que os negócios são mais importantes e que ele tem que entender que estás fazendo isso para ele ter um futuro promissor. Não faça isso, pois poderá perder seu filho para sempre. Seja um bom filho para seu pai, seja ele quem for, e um bom pai para seus filhos, caso já os tenha, aceitando-os como eles são, pois só assim sentirás a verdadeira felicidade.

O PODER DA FÉ

Segundo a Bíblia, seu sentido literal, Deus criou o mundo perfeito para todas as criaturas.  O homem e os animais, para viverem em harmonia, mas,  o diabo, na figura  da serpente, colocou o pecado no mundo, aí o mundo ficou cheio de ódio e tristeza, o que era perfeito, o paraíso,  se transformou em um caos.  Vendo isso, Deus teve compaixão da humanidade e mandou seu próprio filho para restaurar o mundo, dando exemplo  vivo  e ensinando através de suas parábolas, de suas palavras, o verdadeiro sentido do amor e da fé para todos que  acreditassem.
No tempo em que JESUS viveu aqui na terra, sua mensagem  era música para os ouvidos de uns, mas não  penetrava no coração de todas as pessoas. As pessoas mais humildes, as mais pobres e marginalizadas o reconheceram  como O Salvador,  O Messias. Essas pessoas acreditavam que Deus, o Pai, lhe deu o poder de curar e salvar as almas, no entanto,  suas palavras incomodavam sobretudo os poderosos. Alguns encontraram nelas alento e outros se converteram rapidamente, como o cobrador de impostos,  Zaqueu. Para os que realmente sentem, no seu íntimo, o poder da fé é muito forte o seu testemunho. Ele salvou e curou, repetindo sempre a frase "tua fé te salvou", ou seja, para ser curado ou salvo é preciso  acreditar, ter fé, não duvidar do poder de Deus. E essas pessoas deixaram seu testemunho.  Temos vários exemplos como a cura da sogra de Pedro, de cegos e aleijados, a ressurreição de Lazaro, mas, para mim, a que me toca mais, sobre o poder da fé, é a do guarda real que disse a Jesus  que ele não era digno de Jesus entrar em sua casa para curar seu empregado que estava muito doente, mas, se ele  dissesse uma só palavra, seu empregado estaria curado.
Passou o tempo, as coisas mudaram, hoje a Ciência e as novas tecnologias prometem resolver tudo, mas uma coisa não mudou, ainda há pessoas que conservam a fé Nele, da mesma forma que em seu tempo havia os céticos. As suas palavras mudaram o mundo e até hoje provocam mudanças e convertem  pessoas que acreditam em verdadeiros milagres.  Com  o poder da fé, as pessoas saem de situações críticas como financeira,  de saúde,  violência, drogas  que são colocadas frente-a-frente no nosso dia-a-dia, pois,  quando chegamos no fundo do posso, a beira do abismo, em que (ou quem) nos agarramos? Na fé. Procuramos a ajuda de um ser supremo, Jesus Cristo, no caso dos cristãos,   pois,  temos a certeza que Ele não vai nos deixar na mão.  Não temos como explicar a cura das pessoas  com doenças graves, a  libertação  das drogas e  o perdão para aliviar nossas culpas,  aonde vamos buscar? No poder da fé. Quando falham todas as forças humanas (dinheiro, Ciência, tecnologia) é a fé em um ser supremo que nos resta. Felizes são aqueles em que ela vem como  primeira opção.
 Então se a vida por alguma situação, seja ela qual for,  parece impossível, não desistir  nem desanimar,  acreditar que Jesus Cristo está sempre presente, no caso dos cristão, ou em um Deus, para outras crenças, é uma dimensão importante,  crer  que um verdadeiro milagre pode acontecer na  vida,  ter fé em DEUS, ter fé no amor,  ajuda a ser feliz. O poder de Deus só se manifesta na vida das pessoas pela fé, quando elas deixam que Ele se manifeste.



Atualidades - O Brasil dos grandes eventos e o Brasil dos descasos

O Brasil já foi palco acontecimentos importantes eventos internacionais, Eco - 92, Rio +20 Jogos Pan-americanos, Jornada Mundial da Juventude, Copa da Confederações etc. e está previsto a Copa do Mudo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Isso  é importante  para  o país do ponto de vista  cultural, político e econômico,  no entanto, esses momentos podem representar aspectos positivos e negativos.
Devido ao seu crescimento através dos anos o Brasil ganhou destaque internacional e prestígio que o fez bem visto internacionalmente e  indicado para  sediar esses grandes eventos o que não deixa de ser um crédito recebido. No entanto, em meio a tudo isso, a população se organiza para realizar grandes protestos que chamam atenção da mídia internacional. Por que então isto está acontecendo?
A copa do mundo, um dos acontecimentos mais marcantes para a população em todos os lugares, pois o futebol e uma paixão nacional e internacional também, capaz de  encantar.  Mas faz-se urgente grandes mudanças nas estruturas do país. Enquanto grandes investimentos são realizados para atingir o “padrão-FIFA”,  não  se pensa  em investir em educação e saúde  para melhorar a vida dos brasileiros.  O futebol é a paixão nacional e o povo brasileiro é um povo acolhedor, caloroso e está orgulhoso de sediar a copa, mas é também um povo sofrido, sem acesso a bons serviços públicos e a cidadania, é um povo cansado dos abusos que vem sofrendo por parte das autoridades. Isso nos coloca também na mídia mundial, assim como a capacidade que estamos desenvolvendo de formular uma visão crítica da nossa situação, de articulação política para mobilização e de expressar o nosso sentimento para o mundo. Talvez até mesmo estes grandes eventos que o Brasil vem sediando, tenham ajudado a despertar essa consciência. Pois se somos capazes de atingir um “padrão-FIFA” para sediar a Copa do Mundo, como justificar a precariedade de nossos hospitais públicos e escolas, muitas com seus tetos quebrados, falta de equipamentos básicos e, sem se quer condições de mínima higiene?
 Por último, o Brasil está novamente na mídia mundial. A Jornada Mundial da Juventude, também realizada no Rio de Janeiro,  conta com jovens de todas as partes do mundo e com a presença do líder maior da Igreja, O PAPA FRANCISCO. Para os católicos é o maior "Guia" espiritual, que vem para trazer uma mensagem de amor e paz.  O Papa é o sucessor de São Pedro e todos querem ficar perto dele, mas ele se apresenta de forma humilde e fraterna, trazendo uma mensagem de esperança para os jovens e também de confiança neles. Mesmo com tanto assédio, ele tenta se aproximar dos mais humildes, escolhe uma comunidade carente para visitar, quer acolher e ser acolhido no lar de uma família humilde, nem que seja por um instante só, durante a visita à comunidade. Apesar  de toda pompa, ele lembra, usando as palavras dos apóstolos, que não traz consigo nem prata nem ouro, mas, Jesus Cristo. Fala contra as injustiças, a sede de poder que é a origem de todos os males sociais deste mundo, mas passado esse momento de apoteose, o que fica de fato?
Descontemos os milhares de jovens, que acredito que de fato renovarão sua fé e isso influenciará em sua vida daqui para frente, de resto, teremos que continuar sonhando e lutando por um país mais justo. Sofrendo e querendo mudar essas situações incômodas. Haveremos de nos envergonhar e de nos orgulhar muito ainda com o nosso país. A paz, a esperança, a justiça, o amor, o progresso, a liberdade não nos são dados gratuitamente, são construídos por nós mesmos.



A Felicidade que tanto buscamos

Muitos de nós vivemos a nossa vida toda correndo atrás desse sentimento abstrato que pode afetar bastante o nosso modo de viver, procurando-o em toda parte e a todo instante. Mas o que é felicidade? Essa palavra pode ser vista e vivida de várias maneiras como, por exemplo, ter um carro, realizar um sonho, passar no vestibular, comprar uma casa etc.
Para muitos a felicidade é encontrar a pessoa certa para dividir as alegrias e as tristezas e não viver a vida na solidão, afastado do mundo e de todos. Para uma mãe é ver seus filhos bem e com saúde, realizados e com um futuro promissor, seguindo cada um seus passos e lutando cada um por sua felicidade. Para um casal que se ama, é ver o outro bem e fazer de tudo por aquela pessoa que está ao lado, aceitando seus defeitos e reconhecendo suas qualidades,  dividindo alegrias e tristezas e,  juntos, derrubando as barreiras que a vida lhes impõe. Para os jovens é estar sempre se aventurando, aprendendo algo novo e trocando experiências com outros jovens. Antigamente era por cartas, conversas nas praças e calçadas, hoje em dia,  através das redes sociais  como facebook,  twitter e outras,  assim compartilhando tudo que sabem e, assim, se sentindo útil e  valorizado por todos.  Eles adoram a tecnologia como tablets e celulares de última geração. É ver um belo sorriso no rosto de cada criança por ter conseguido algo que esperava, é ver a felicidade nos seus olhos brilhantes, é doar-se por inteiro por uma causa que acredite, com amor e em busca de seus sonhos e realizá-lo. Toda pessoa tem o direito de procurá-la e a capacidade de encontrá-la onde ela estiver, mas a felicidade esta dentro de cada um de nós e só depende de nós mesmo, fazermos algo para estar de bem com a vida e acreditar que somos capazes. Pois a verdadeira felicidade não precisa de momentos especiais para se manifestar, ela acontece na vida diária, mas temos que escalá-la degrau por degrau, mesmo que surjam obstáculos, só conseguiremos se seguirmos de cabeça erguida, sem duvidar, pois somos nós quem a buscamos e não ela que procura por nós. Esse sentimento tão procurado por tantas pessoas já foi tema de músicas, novelas, poesias para mostrar a sua grande importância na vida das pessoas. Afinal, tudo que fazemos na vida, consciente ou inconscientemente, tem esse sentido, pois, o que todo ser humano quer, em última instância, é ser feliz.

   Faça algo de bom
   Espere sempre o melhor
   Leve a vida numa boa
   Inunde seu coração de esperança
   Corra atrás dos seus sonhos
   Incentive sempre outras pessoas a amar
   Dedique o seu tempo com algo construtivo
   Ajude ao próximo
   Divirta-se
   Escute sempre o seu coração.